Estudante turca ganha Prémio "Júnior" Estocolmo da Água com método inovador de produção de energia a partir de Chuva

Estocolmo, Suécia - A Fundação Estocolmo da Água e o Stockholm International Water Institute anunciaram que a jovem de 18 anos de idade Ceren Burçak Dag de Nisantası, da Turquia venceu o Prêmio da Água 2009 Ela ganhou a cobiçada honra por ter desenvolvido um método inovador para gerar energia através de pulsos piezelétricos gotas de chuva caindo.
O anúncio foi feito na terça-feira,18, durante a cerimônia de premiação aa Semana Mundial da Água 2009, em Estocolmo (Suéci), onde estudantes de 29 países concorrem em seus respectivos países para, em seguida, competir para o prémio internacional.

Após a cerimônia de premiação, Ceren Bucak Dag explicou o que ela espera como resultado do seu projeto. "Temos uma nova fonte de energia da chuva com um efeito piezoelétrico com este projeto", disse ela. "Espero que meu trabalho contribua para o desenvolvimento da próxima geração de energia de painéis onde chuva, sol e vento são combinados."

"Muitos jovens estão preocupados com as alterações climáticas, mas poucos vão tomar medidas para identificar uma solução", observou o júri do “Stockholm Water Prize Junior”, na sua citação. "Reduzir as emissões de CO2 através do desenvolvimento de alternativas favoráveis ao ambiente, por meio de fontes renováveis de energia é uma resposta concreta a este problema mundial. Este ano o vencedor teve uma faísca de gênio no desenvolvimento de uma solução de alta tecnologia utilizando PVDF, um material inteligente com propriedades piezelétricos conseguindo a transferência da energia cinética em energia elétrica das gotas de chuva".

O júri também concedeu diplomas de excelência a Emily Elhacham de Israel para seu projeto que detecta a contaminação das águas sensores químicos utilizando redes de nanopartículas metálicas, e Mary Zhao, do Canadá, por seu projeto que apresenta um método inovador de induzir a precipitação utilizando Gelo nucleação Proteína.

"Estou tão orgulhosa de Ceren Burçak Dag e os milhares de estudantes de todo o mundo que participaram nesta competição", disse Gretchen McClain, presidente comercial da unidade de negócios da ITT Corporation, o patrocinador mundial do Prêmio “Junior” Estocolmo da Água. "Esses projetos reforçam a importância da participação da próxima geração em pesquisar e tomar medidas no sentido de encontrar soluções para os atuais desafios da água e energia.

Sobre o Prêmio “Junior” Estocolmo da Água


O Prêmio “Junior” Estocolmo da Água reúne jovens cientistas para incentivar o seu interesse contínuo na água e no ambiente. Anualmente, milhares de participantes em mais de 30 países aderem aos concursos nacionais, concorrendo a oportunidade de representar seu país na final internacional realizada durante a Semana Mundial da Água, em Estocolmo.

As competições nacionais e internacionais estão abertas para jovens entre os 15 e os 20 anos de idade que tenham realizado projetos relacionados com água centrando-se em nível local, regional, nacional ou global destacando os temas ambientais, científicas, sociais e tecnológicos importantes.
O vencedor recebe um prêmio U$ 5.000 e uma escultura de cristal. H.R.H. Crown Princess Victoria da Suécia é o Patrono da Stockholm Water Prize Junior. O Stockholm International Water Institute administra (SIWI) o prêmio. ITT Corporation é o patrocinador do programa global.

Fonte: Stockholm International Water Institute (SIWI)
Tradução: J. Rosha

Comments