COIAB realiza encontro com povos indígenas da Amazônia sobre mudanças climáticas

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB-, realiza nos dias 9 e 10 de setembro em Manaus, o “Encontro dos povos indígenas sobre mudanças climáticas”. O Evento acontece no Centro de Formação Xare, BR 174, Km 22, e contará com a participação de líderes indígenas dos nove Estados da Amazônia Brasileira.
O principal objetivo do encontro é a definição de estratégia indígena para a negociação nacional e internacional de mudanças climáticas, e discutir propostas dos povos indígenas para o Acordo Global do Clima, que acontece em Dinamarca na cidade de Copenhagen, onde será realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Para a coordenação da Coiab a importância e o motivo para a realização do encontro é o reconhecimento em serviço ambiental prestado pelos povos indígenas, além da emergência da questão climática mundial e a efetiva participação destes povos na conservação do meio ambiente e das florestas.
Durante o encontro os líderes indígenas discutirão as causas e conseqüências das mudanças climáticas; impactos das mudanças climáticas sobre os povos indígenas; papel das terras indígenas da Amazônia na mitigação das mudanças climáticas e outros.
Para estimular as discussões durante o encontro a COIAB convidou algumas instituições que trabalham e tem experiência nos temas relacionados ao clima, desmatamento, direitos indígenas e comunitários como The Nature Conservancy (TNC), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM).
”Os serviços ambientais que os povos indígenas e tradicionais prestam ao mundo têm ocupado um importante papel nas decisões e discussões sobre o tema de mudanças climáticas. Defendemos a inclusão dos povos tradicionais que não desmatam e protegem a floresta na repartição de benefícios provenientes de fundos ou créditos de carbono”, afirma Sônia Guajajara, vice coordenadora da COIAB.

AGENDA:
10 de setembro
08h30: Abertura do Seminário.
09h00: Introdução as Mudanças Climáticas, seu impacto e relação com os Povos e Terras Indígenas. Coiab / TNC.
10h40: intervalo.
11h00: Introdução as Mudanças Climáticas e seu impacto e relação com os Povos e Terras Indígenas. TNC/IPAM.
12h30 hs: Almoço
14h00 Entendendo a Negociação para o novo acordo internacional sobre Mudanças Climáticas: de Kioto para Copenhagen. Coiab/TNC/IPAM/IDESAM.
16h00: intervalo
16h30 às 18h30: Propostas de alternativas de financiamento frente as Mudanças Climáticas que estão sendo negociadas. TNC/IPAM/IDESAM.
20h: Avaliação Indígena sobre o Fundo Amazônia.Coiab
11 de setembro
08h30: Propostas de alternativas de financiamento frente as Mudanças Climáticas que estão sendo negociadas. TNC/IPAM/IDESAM.
10h40:Intervalo
11h00: Relato sobre experiências de construção e implementação de projetos de carbono em Terras Indígenas. Lideres e Técnicos Indígenas convidados.
12h00: Almoço
13h30: Mesa Redonda sobre as propostas do Governo Federal e estaduais para o Acordo Copenhagen. Convidados do Governo Federal e Estaduais e Ongs.
16h30: Discussão e definição de estratégia indígena para a negociação nacional e internacional de alternativas as Mudanças climáticas. Coiab.
18h30: Encerramento.

Comments