Carta de apoio aos Povos Indígenas do Vale do Javari


A CNBB Regional norte I através da 40ª assembléia toma conhecimento da situação caótica em que vivem os povos indígenas do Vale do Javari (Marubo, Matis, Kanamari, Mayuruna, Kulina, Korubo e grupos isolados) em relação à falta de atendimento de saúde.

A situação de saúde desses irmãos indígenas piora a cada dia por conta do avanço de doenças como: Malaria, tuberculose e os vários tipos de hepatite devido o total descaso dos órgãos do governo responsáveis.

Estatísticas mais recentes apontam o crescimento de mais de 70% da população já contaminada.

Os freqüentes óbitos ocorridos aumentam os rituais fúnebres paralisando totalmente as atividades das aldeias como: caça, pesca e trabalho agrícola que vem enfraquecendo cada vez mais as pessoas tornando-as cada vez mais vulneráveis as doenças.

O governo brasileiro e o Ministério Publico Federal sabem dessa situação, porem até o momento nenhuma providencia efetiva foi tomada.

Diante disso, o regional norte1 da CNBB ao mesmo tempo que denuncia essa situação de abandono solidariza-se com esses mesmos povos e apóia a campanha para convocar pessoas e reunir recursos para um trabalho solidário junto aos irmãos indígenas do vale do Javari.

Manaus, 22 de setembro de 2011.


Dom Edson Tasquetto Damian                                                  Dom Mário Antonio da Silva
Secretário CNBB Regional Norte 1                                          Vice-Presidente CNBB Regional Norte 1
Bispo de São Gabriel da Cachoeira/AM                                   Bispo Auxiliar de Manaus/AM

Comments