Lançamento do Vídeo “Javari”: Lideranças Indígenas do Vale do Javari participam de debate na Ufam

Os coordenadores das organizações indígenas Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari), Jader Comapa Franco Marubo e da Akavaja (Associação Kanamari do Vale do Javari), Kurá Kanamari, participarão nesta sexta-feira, 23/03,  de uma exibição do vídeo “Javari”.   O debate acontecerá das nove às doze horas no auditório Rio Javari, da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas – Ufam.

O debate é parte da campanha “Povos Indígenas do Vale do Javari: Unidos Pela Saúde, Pela Vida”, e tem por finalidade sensibilizar a comunidade universitária a partir da exposição de informações sobre o grave quadro de saúde que ameaça a vida dos indígenas daquela região. A campanha é uma iniciativa de quatro organizações indígenas e foi lançada em outubro do ano passado.

A terra indígena Vale do Javari fica localizada nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença, no extremo oeste do Amazonas. Ali vivem  aproximadamente cinco mil indígenas Marubo, Matsés, Kanamari, Kulina e Matis, além  de outros 18 que ainda não tem contato com a sociedade envolvente, de acordo com informações da Frente de Proteção Etnoambiental do Vale do Javari, da Fundação nacional do Índio – Funai.

Desde o final da década de 1980, a população indígena conhecida do Vale do Javari vem sendo acometida de doenças como hepatite de vários sorotipos e malária. Por causa disso, mais de 300 indígenas morreram somente nos últimos dez anos, atingindo em torno de oito por cento da população.  As doenças se agravam por falta de ações eficazes e eficientes do poder público na região. Faltam prevenção e atenção permanente na área para evitar a continuidade dos óbitos, de acordo com depoimentos de lideranças indígenas, especialistas da área de saúde e autoridades governamentais.

O documentário “Javari” é uma produção do Conselho Indigenista Missionário – Cimi Norte I em parceria com a TV Ufam. O vídeo traz depoimentos de indígenas e outras personalidades envolvidas nos debates em torno da problemática da região do Vale do Javari.

Comments