INPA REALIZA ATIVIDADES AMBIENTAIS VARIADAS EM COMEMORAÇÃO A SEMANA DO MEIO AMBIENTE


O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará várias atividades no Bosque da Ciência, localizado na Rua Otávio Cabral (Petrópolis), no período de 1º a oito de junho em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, de 9h às 12h e das 14h às 17h.
Das atividades desenvolvidas estão: visitas guiadas pelas trilhas do conhecimento, jogos educativos desenvolvidos pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Inpa, gincanas ecológicas, visitas à Casa da Ciência, exposições sobre Invertebrados Vivos e Clube de Ciências da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O Bosque da Ciência ainda disponibiliza visita aos tanques do peixe-boi, o viveiro de ariranhas, a Ilha da Tanimbuca, a casa da madeira, o recanto dos inajás e o condomínio das abelhas. Além do Paiol da Cultura, trilha suspensa, lago amazônico e viveiro dos jacarés.

Atividades no interior do estado


No município de Autazes (AM), de 29 de maio até 02 de junho, o projeto Tartarugas da Amazônia, coordenado pelo Inpa, está participando da 9ª edição do projeto socioambiental “Show das Águas”, realizado pela Rede Amazônica. O projeto conta com a participação de mais de 30 órgãos parceiros apoiando a realização do evento que tem como objetivo promover a educação ambiental e incentivar a geração de renda no município.
O projeto Tartarugas da Amazônia participará com um estande para divulgação dos trabalhos de pesquisa e educação ambiental com objetivo de promover a sensibilização ambiental dos moradores do local. A Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) também participa das atividades neste sábado por meio de exposições de atividades de pesquisa sobre o peixe-boi da Amazônia durante o “Show das Águas”.
Nos dias 5 e 6 de junho, serão realizadas palestras sobre os cinco mamíferos aquáticos da Amazônia para estudantes do município de Manacapuru, 80km de distante de Manaus. Essas atividades fazem parte do “Projeto Educação Ambiental: Estratégia de conservação do Peixe-boi da Amazônia nas comunidades ribeirinhas e alunos das escolas no município de Manacapuru – Amazonas”.
O projeto é uma iniciativa da Ampa e LMA/Inpa e é patrocinado pela “Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza”. As palestras irão fornecer aos alunos informações importantes sobres os mamíferos aquáticos da Amazônia, tema da 13º Gincana Ambiental (GICA), realizada pela Prefeitura de Manacapuru. A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), atua em convênio com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa e é patrocinada pela Petrobras.
Na manhã de domingo (03), a programação do projeto Tartarugas da Amazônia inicia com o 3º Passeio Ciclístico Ambiental promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Pedala Manaus que, segundo Ricardo Romero, um dos coordenadores do Pedala Manaus, o evento contará com a participação de cerca de 300 ciclistas, com saída no Conjunto Acariquara I até o Parque do Mindu, Zona Centro-Sul de Manaus. A Ampa montará no Parque do Mindu o “Espaço Ampa Kids”, no qual as crianças poderão pintar os desenhos dos mamíferos aquáticos da Amazônia e participar de jogos e brincadeiras alusivas ao meio ambiente.

Atrações musicais


Em uma semana de intensas atividades, no sábado (02) de 8h às 12h, acontece peça teatral para crianças e atrações musicais regionais com os cantores Lucilene Castro, Zezinho Corrêa, Márcia Siqueira e Nicolas Júnior. O evento conta com o apoio da Petrobras em parceira com Serviço de Apoio as Áreas de Visitação (SAAV/COEX).
* Ascom Inpa, Ampa e Projeto Tartarugas da Amazônia

Marklize Siqueira
Assistente Social/Pesquisadora LAPSEA-INPA/Bolsista DCR-FAPEAM
LAPSEA - INPA / (92) 3643-3361

Contatos Tel.: (92) 93370957 ; (92) 82442146

Comments