COMISSÃO DE LIDERANÇAS INDÍGENAS DE RORAIMA PARTICIPA DE SEMANA DE REIVINDICAÇÕES EM BRASÍLIA


Uma Comissão de 21 lideranças indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR) chegou a Brasília na
noite de domingo (14), para participar de uma vasta programação durante a Semana Abril Indígena. A Comitiva permanece até o dia 19 de abril na capital federal.

O foco das lideranças indigenas é dialogar com órgãos do Governo Federal sobre demandas pontuais como questão territorial, saúde, educação, sustentabilidade, desenvolvimento, meio ambiente, direitos humanos, e demais questões que foram definidas durante a 42ª Assembleia Geral dos Povos Indigenas de Roraima, ocorrida no mês de março, no Centro Regional Lago Caracaranã, Terra Indigena Raposa Serra do Sol, município de Normandia/RR.

A Comissão, sendo uma das deliberações da Assembleia é composta pelas lideranças das Terras Indígenas Raposa Serra do Sol, Taiano, Malacacheta, Manoá-Pium, Serra da Moça, Araçá e Wai-Wai. Fazem parte da Comitiva lideranças indígenas históricas do CIR como Jaci José de Sousa, Macuxi, Clovis Ambrósio, Wapichana, Nelino Galé, Macuxi, Jerônimo Pereira da Silva, Macuxi, Clodomir Malheiros, Macuxi e Simeão Messias, Macuxi, além as lideranças Mariana Tobias, Ernestina Afonso de Souza (vice-prefeita do Uiramutã), Eneisa Melquior, Ednaldo André, Cristovão Galvão, Cosmo Viriato, Roberto Wai Wai, Jairo Pereira, Adelinaldo Rodrigues, Telma Marques, Joenia Wapichana e Mayra Wapichana.

No primeiro dia de programação (15), as lideranças estiveram em Audiência com o Secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Paulo Maldos e Assessores do Ministério da Educação (MEC), Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Fundação Nacional do Índio (Funai), para definirem agenda com os respectivos órgãos federais e fazer os encaminhamentos necessários dos pontos mais preocupantes discutidos na Assembleia, além de ser um momento propício para dar visibilidade das questões e buscar um entendimento, diálogo juntos aos representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Vice-coordenador do Conselho Indígena de Roraima, Ivaldo André, disse que o momento é apresentar as demandas, os problemas que atingem não só os povos indígenas de Roraima, mas de outras terras indígenas do Brasil. Ivaldo André, lembrou a situação da Terra Indígena Yanomami que há mais de 20 anos homologada, sofre com a presença de invasores.

Em memória aos oito anos de homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, data considerada pelos indígenas e reafirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em abril de 2009, a Comissão participou na tarde de hoje, de uma coletiva de imprensa, na sede da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, apresentando pontos relevantes como histórico de luta, sustentabilidade, criminalidade e impunidade contra casos de violência, desenvolvimento, desafios e perspectiva dos povos indígenas da Raposa Serra do Sol. Fizeram parte do momento, as lideranças indígenas Júlio José de Sousa, Nélio Galé, Ivaldo André, Jaci José de Souza e a Assessora Jurídica do CIR, Joênia Wapichana.

Em Luziânia (GO) acontece o Abril Indígena 2013, com a presença de mais de 500 indígenas de todas as regiões do Brasil, que estão reunidos para fazer uma análise de conjuntura política sobre os direitos dos povos indígenas pós Constituição de 1988. Lideranças de Roraima também participam do movimento para fortalecer a discussão, socializar as preocupações e, sobretudo contribuir nos encaminhamentos de propostas positivas.

O momento também é de agradecimentos pelos avanços, conquistas alcançadas ao longo de 40 anos de luta, união e fortalecimento em defesa dos direitos indígenas, da vida, dignidade e respeito aos costumes tradicionais dos povos e suas comunidades indígenas.

De acordo com a programação da Comissão, foram agendadas Audiências com a Presidência da FUNAI, na Câmara dos Deputados, Congresso Nacional, Ministérios da Educação e Cultura, e outras atividades pré-definidas. No último dia, 19 de abril, as lideranças indígenas vão participar do Ato Público que será realizado em frente ao Palácio do Planalto.  

Brasília DF, 16 de abril de 2013.
Conselho Indígena de Roraima - CIR

Comments