ÍNDIOS DECIDEM FICAR EM PLENÁRIO DE COMISSÃO ATÉ RETIRADA DE PEC DA PAUTA


Lideranças indígenas analisam ainda sugestão de deputado de não deixar sala de comissão enquanto Pastor Marco Feliciano não sair da presidência da Comissão de Direitos Humanos.

Lideranças indígenas esperam também pela presença do presidente Henrique Alves.
Os cerca de 300 índios presentes à reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas apoiaram a proposta do deputado Domingos Dutra (PT-MA) de sair do Plenário 1 somente após a retirada de pauta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00. O texto transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil. Na última quarta-feira (11), foi aprovada a instalação de uma comissão especial para tratar da PEC.

“Foi esta comissão que aprovou a PEC, sugiro que só saiamos daqui quando o presidente disser que não vai instalar a comissão”, disse o parlamentar. O deputado também sugeriu que o plenário fique ocupado até a saída do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

“O presidente é para vir aqui, se ele não vier, vamos dormir aqui”, disse o coordenador da frente, deputado Padre Ton (PT-RO), reivindicando ainda a presença do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.

Comments