INDÍGENAS OCUPAM SEDE DO PT E BLOQUEIAM RODOVIAS NO SUL

O Conselho Indigenista Missionário - CIMI, divulga em sua página na internet informação fornecida pela Assessoria de Imprensa da  Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul - Arpin.

Aproximadamente 30 indígenas da etnia Kaingang ocuparam o escritório sede do Partido dos Trabalhadores (PT), na manhã desta segunda-feira (03), em Curitiba. A mobilização teve início às 7h30.

O motivo da ação diz respeito às últimas declarações realizadas pelo PT através da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) ao pedir para o Ministério da Justiça a suspensão de estudos da Fundação Nacional do Índio(Funai) para a demarcação de terras indígenas no Paraná. A decisão foi tomada depois que a presidente Dilma Rousseff determinou à Casa Civil que analisasse a situação das demarcações de terras indígenas no país, que está criando tensões entre ruralistas e índios em vários estados.

Além desta ação no Paraná, os estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS) aderiram ao movimento. Na RS-480, aproximadamente 600 indígenas das etnias Kaingang e Guarani bloquearam a passagem de veículos, e na RS-343, cerca de 300 indígenas ocupam neste momento o local.

Comments