Foro Internacional de Juventudes começa com 130 jovens de 20 países

Foto:Divulgação/DivulgaciónComeça nesta terça-feira, 10 de setembro, na cidade de Cusco, Peru, o Foro Internacional de Juventudes, que se estenderá até a quinta-feira, 12, e receberá jovens de 20 países. São 130 representantes de organizações sociais e movimentos de jovens, ONG, líderes políticos, empresários, governos e cooperação internacional, que contribuirão para a elaboração de uma Agenda Regional de Juventude consensual. Serão incluídas nesse documento as perspectivas dos seis setores de articulação e participação: governos; organizações da sociedade civil; movimentos sociais, estudantis e políticos; setor privado e empreendedores; academia; e cooperação internacional.

Jovens da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Estados Unidos, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai já estão em Cusco. O Foro, promovido pela Organização Ibero-Americana de Juventude e CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), com apoio do Governo do Peru, também resultará na geração de redes de trabalho que potencializem o intercâmbio de informação, conhecimento, experiência e opiniões entre os principais atores das políticas de juventudes.

Os participantes do Foro foram convocados pela OIJ, Governo do Peru e demais parceiros por sua representação institucional, visibilidade e liderança no tema da juventude na sociedade civil, governos, universidades, mundo empresarial e na cooperação internacional. Na hora de selecioná-los, os organizadores levaram em conta: a presença institucional e experiência profissional; a paridade de gênero; a representação da diversidade das juventudes da região – etnia, cultura e condições especiais; a participação em experiências temáticas de gênero, multiculturalidade e direitos humanos; e a capacidade para apresentar e abordar os diferentes temas tratados no evento.

Comments