ENCONTRO DE INDÍGENAS DISCUTIRÁ DEMARCAÇÃO DE TERRAS


Socializar as lutas pela terra, levantar e sistematizar informações e identificar estratégias comuns de luta. Com esse objetivo 30 lideranças indígenas de várias regiões do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre estarão reunidos neste final de semana em Manaus (AM) no  “Encontro de articulação dos povos e comunidades indígenas em luta pela terra”, promovido pelo Conselho Indigenista Missionário – Cimi, Regional Norte I (AM/RR).
O evento acontecerá no Centro de Formação Xare, localizado no quilômetro 906 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista), no ramal dos padres, com entrada pela frente da Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos. Os participantes serão lideranças de povos indígenas de dos rios Purus, Médio e Alto Solimões, Madeira e Rio Negro, dentre os quais se destacam povos como os Maraguá e Mura de Autazes, onde tem sido registrados muitos conflitos nos últimos meses por falta da regularização fundiária.
Lideranças dos povos indígenas de Roraima apresentarão um histórico da luta pela demarcação e homologação da terra Raposa Serra do Sol acontecida em 2005. Todos os participantes apresentação a realidade em que se encontram as comunidades e as articulações para demarcar as terras que ainda necessitam dessa providência por parte do Governo Federal.
De acordo com levantamento feito pelo Cimi, no Amazonas existem 107 (ou 38,21%) terras sem providência de um total de 280. Ao todo, as terras indígenas no Brasil somam 1.059 das quais apenas 361 estão regularizadas.
A situação das terras no Amazonas é a seguinte: Registradas 107, Homologadas 17,  Declaradas 12. Identificadas 5, A Identificar 31, Com Restrição de Uso 1 e Sem Providências 107.
PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO
Dia 30/05                                                            
9:00 – Socialização: Lábrea, Manicoré, Autazes, Tefé, Barcelos, Manacapuru/Beruri/Anamã e Alto Solimões. (Quais as demandas de demarcação de terras, os problemas, os desafios e o processo de luta das comunidades)          
16:00 hs – Conjuntura: ameaça aos direitos indígenas; política desenvolvimentista para Amazônia, Conferência de Política Indigenista, - Painel com apresentações de representantes do Acampamento Terra Livre (ATL), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Cimi Norte I, delegação de Roraima e Serviço e Cooperação com o povo Yanomami (Secoya)
Dia 31/05/2015
8:30 – O direito dos povos indígena à terra -Vanildo Pereira, Assessor Jurídico do Cimi Norte I
10:30 – Experiência de luta e conquista da Raposa Serra do Sol. – Lideranças indígenas de RR
14:30 – Plenário
15:30 – intervalo
16:00 – Definição das propostas de ação
Leitura e aprovação do documento a ser encaminhado aos órgãos públicos.
Avaliação
17:30 Encerramento.

Comments