INDÍGENAS MURA REALIZAM ENCONTRO

Revoltados com a prisão de um morador que reagiu contra a tentativa de invasão de sua casa no último final de semana, indígenas de nove comunidades do município do Careiro da Várzea (AM), reúnem-se neste sábado,02/05, na comunidade Sissaíma  para evitar conflitos com posseiros e fazendeiros da região. O foco das tensões nos últimos meses tem sido a terra indígena Ponciano, onde posseiros  são acusados de  ameaçar indígenas
. Na tarde de sábado, 25/04, Ademar Coelho da Silva, passou por mais um momento de agonia vendo sua família ameaçada por um grupo de posseiros da localidade. Temendo ser atacado, ele disparou um tiro de espingarda contra os invasores. Por causa disso, ele foi denunciado à polícia e encontra-se preso na delegacia do município de Autazes.
Ademar vinha sendo acuado por posseiros há vários meses. Ora era ameaçado de morte; ora tinha sua roça invadida por búfalos levados para o local pelos posseiros.
Informada sobre os acontecimentos naquela localidade, a Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio da Coordenação Técnica Local, sediada e Autazes, ou pela Coordenação Regional, em Manaus, nenhuma medida tomou para evitar violência contra os indígenas.
   O encontro na comunidade Sissaíma neste sábado é organizado pela Organização das Lideranças Mura do Careiro da Várzea – OLIMC.

Manaus (AM), 30 de abril de 2015
Conselho Indigenista Missionário – Cimi

Regional Norte   - AM/RR

Comments